SAÚDE – HIGIENE DO SONO

Higiene do Sono: Práticas Essenciais para Dormir Melhor

Dormir é importante, e não adianta deixar pra depois. Sono é um compromisso diário que a gente não só não pode adiar, como tem que fazer sempre do mesmo jeito e sempre no mesmo horário pra tirar o melhor proveito de cada minuto com a cabeça no travesseiro. 

Vale lembrar que cada indivíduo tem seu ritmo e não tem muita regra certeira (a não ser que sejam ordens médicas), porém há uma série de boas práticas que ajudam a você mostrar pro seu cérebro e seu corpo que é hora de desligar e recarregar a bateria para o dia seguinte. 

Esse exercício pode parecer fácil, mas não é… São muitos os fatores que podem atrapalhar nosso sono e nos desviar do objetivo de dormir melhor e acordar linda! Porém, a diferença é notável. Vamos listar aqui algumas sugestões que podem ajudar você no caminho de uma noite de descanso e recuperação sem interrupções.

Não vire noites em claro: é importante que você consiga dormir à noite sempre que puder, de preferência antes da meia-noite, por que isso ajuda o corpo a sincronizar o ciclo circadiano, que regula as suas funções fisiológicas no período de 24h.

 

Mantenha os horários: um horário certo para dormir e para levantar da cama ajuda seu corpo a entender diariamente é hora de descansar e ajuda você a pegar no sono sem passar muito tempo deitada com os olhos abertos. O mesmo vale para os fins de semana. 

Seu quarto deve estar escuro e silencioso: já está comprovado que o sono é melhor quando você dorme em escuro absoluto, deixando claro para o cérebro que é noite e hora de dormir e deixando você mais desperta para realizar as atividades diárias no período diurno. Apague luzes, TV e celulares!

Quando acordar levante e abra as janelas: é preciso que você sinalize pro cérebro que é dia e hora de acordar, deixando a luz entrar de manhã e de preferência acrescente uma atividade leve logo cedo, como uma caminhada.

Evite consumir antes de dormir: álcool, cafeína, chá preto, refrigerantes, doces, comidas pesadas e alguns analgésicos que podem afetar a qualidade do sono, mesmo que você não perceba a diferença imediata. O ideal é terminar a última refeição algumas horas antes de ir pra cama.

Exercite-se: uma vida ativa com exercícios leves e moderados ajudam a regular o sono também, reforçando a ideia de que seu corpo precisa estar disposto para tudo durante o dia para que ele sinta a necessidade do repouso à noite.

André do Val