BELEZA – CABELOS DE DIVA: SEGREDOS PARA FIOS DESLUMBRANTES E CHEIO DE GLAMOUR

Cabelos de Diva: Segredos para Fios Deslumbrantes e Cheios de Glamour

A rotina de cuidados com os cabelos varia bastante de pessoa para pessoa. A frequência de lavagem e o tipos de xampu (mais leve para uso diário ou de limpeza profunda) dependem muito do seu tipo de pele, seu estilo de vida e até onde você mora! A única pessoa que pode avaliar corretamente o seu tipo de pele e fazer essas primeiras recomendações de produtos é uma médica dermatologista. 

Se você sua bastante ou tem o couro cabeludo oleoso, é melhor aumentar a frequência de lavagem para prevenir queda e caspa. O cloreto de sódio produzido no suor, em excesso, pode causar obstrução dos folículos e ressecar os fios.  É importante sempre lavar os cabelos após exercícios físicos, de preferência com um xampu leve de uso diário. Por outro lado, uma pessoa com o couro cabeludo e os cabelos secos, se lavar com maior frequência do que deveria, a tendência é que fiquem ainda mais ressecados, com aquele efeito frizz (arrepiado).

Como acontece na pele do rosto, o couro cabeludo também produz um pouco de sebo que serve como proteção contra agressões externas. Esse sebo acaba indo naturalmente para os fios no dia a dia, criando uma fina camada de proteção que dá brilho. A escovação ajuda a distribuir essa gordura benéfica nos fios.

Nos fios lisos, por conta do formato cilíndrico, a oleosidade acaba sendo melhor distribuída ao longo do fio todo. Nos fios crespos, como são multifacetados, a oleosidade não é igualmente distribuída e por isso eles são normalmente mais secos, principalmente nas pontas.

Quando a gente diz que lava os cabelos com xampus, na verdade a gente não lava os fios em si, mas o couro cabeludo, que é onde é produzido esse sebo. A gente precisa então comprar xampus de acordo com o nosso couro cabeludo e não com o estado atual do cabelo.

Você pode por exemplo ter os cabelos ressecados mesmo com uma alta produção de oleosidade no couro cabeludo. Nesse caso, você deve usar xampus para “cabelos oleosos”, pensando no seu couro cabeludo, e um produto de tratamento para cabelos ressecados. 

A aplicação do xampu se dá com uma massagem com a ponta dos dedos no couro cabeludo. O ideal é que o xampu fique ali por alguns minutos, por que assim pode ir descendo e removendo os resíduos que ficam no comprimento dos cabelos até a ponta sem precisar esfregar os fios. Em seguida, tire o xampu todo da cabeça, por que senão a própria sujeira que ele ia tirar ou mesmo o próprio resto de produto vão sujar seu couro cabeludo tudo de novo se ficarem ali.

Em geral, independentemente do seu tipo de cabelo, o ideal é não abusar da água quente pois provoca a abertura das escamas do fio, por que o remove a sua proteção externa. Abafar o couro cabeludo com chapéus, lavar os cabelos à noite ou dormir com os fios molhados podem provocar dermatite seborreica, que é o caminho certo para a caspa e descamação do couro cabeludo!

André do Val